Header AD



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

latest

14 partidos conquistam cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará

04 outubro 2022

/ Por Agência Assembléia CE
46 deputados estaduais vão compor a nova legislatura da ALECE

Foto: Junior Pio/ALECE
As eleições estaduais levaram 5.623.450 cearenses às urnas no último domingo (02/10), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral. Eles decidiram a nova composição da Assembleia Legislativa do Ceará para a próxima legislatura, que se inicia no dia 1º de fevereiro de 2023.

Com o resultado, divulgado ainda no domingo, a Casa vai apresentar uma renovação de 45,65%, com 21 novos deputados. Os outros 54,35%, totalizando 25 deputados, reconquistaram a vaga na Alece.

O mais votado é o novato na Assembleia Legislativa Carmelo Neto, do Partido Liberal, que conquistou 118.603 votos. O segundo mais votado é o veterano e atual presidente da Alece deputado Evandro Leitão, do Partido Democrático Trabalhista, que recebeu 113.808.

Eles foram seguidos por Marta Gonçalves, do Partido Liberal, com 112.787; Fernando Santana, do Partido dos Trabalhadores, com 111.639; Sérgio Aguiar, do Partido Democrático Trabalhista, com 97.522.

O PDT terá a maior bancada, com 13 parlamentares, seguido do PT, com oito representantes. Na sequência vêm União Brasil e PL, com quatro representantes cada; PP, MDB e PSD, com três deputados cada; Republicanos, com dois; Psol, PCdoB, Cidadania, PSDB, PMN e Avante, com um parlamentar cada.

A bancada feminina, que na atual legislatura possui cinco representantes, passa a ter nove integrantes em 2023: Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).

Ainda nas eleições deste domingo, o deputado Elmano Freitas (PT) foi eleito governador do Estado, e outros três nomes egressos da Alece foram eleitos para o Congresso Nacional. São os casos de André Fernandes (PL) e Fernanda Pessoa (UB), eleitos deputados federais, e de Augusta Brito (PT), que será primeira suplente do senador eleito Camilo Santana (PT).

ELEITOS

PDT

Evandro Leitão, Sérgio Aguiar, Romeu Aldigueri, Cláudio Pinho, Osmar Baquit, Guilherme Landim, Marcos Sobreira, Jeová Mota, Antônio Henrique, Lia Ferreira Gomes, Queiroz Filho, Oriel Nunes e Salmito Filho.

PT

Fernando Santana, De Assis Diniz, Moisés Braz, Josefa Medeiros Farias, Júlio César Filho, Juliana Lucena, Manoel Missias Bezerra e Larissa Gaspar.

União

Firmo Camurça, Oscar Rodrigues, Reginauro Sousa Nascimento, Felipe Mota.

PL

Carmelo Neto, Marta Gonçalves, Dra. Silvana, Alcides Fernandes.

MDB

Agenor Neto, Danniel Oliveira , Davi de Raimundão.

Progressistas

Jose Albuquerque, João Jaime, Leonardo Pinheiro.

PSD

Gabriella Aguiar, Lucílvio Girão, Fernando Hugo.

Republicanos

David Durand, Apóstolo Luiz Henrique.

PCdoB

Alysson Aguiar

Psol

Renato Roseno

Cidadania

Luana Ribeiro

PSDB

Emília Pessoa

Avante

Stuart Castro

PMN

Lucinildo da Frota Brito
 

Matérias Relacionadas

COPYRIGHT © 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PORTAL TRIBUNA DO CEARÁ